Pages

Briga de vizinho

Esse foi o segundo e talvez ultimo sonho da noite (que eu me lembre):

Eu estava no meu anitgo condominio, no predio onde eu nasci e vivi ate os 15 anos. Era noite, eu estava subindo a rua, e tinha muita gente subindo tambem, correndo, estava acontecendo alguma confusao. Eu subia correndo tambem, e um pouco assustada/preocupada.

Quando estava chegando no predio, percebi que a area que antes era o jardim, estava sendo transformada em garagens particulares, muradas e fechadas, mas apenas por algumas pessoas, e meus pais nao eram uma dessas pessoas.

Entao, eu entro em casa e encontro meus pais, e pergunto sobre o que vi. Eles disseram que algumas pessoas estao usando a area comum do condominio para fazer uma garagem extra pros seus carros, ou algo assim.
Eu pergunto se eles querem fazer uma outra garagem, eles dizem que nao tem interesse. Dai eu digo que quero fazer uma sala de estar, para eu poder receber minhas visitas ja que eles nao gostam de receber meus amigos dentro de casa. Eles concordam, mas dizem que eu que tenho que convencer o sindico.

Eu pergunto quem eh o sindico, e eles dizem que eh meu primo. Dai eu digo "como ele pode ser o sindico, se ele nao mora aqui?", eles deram de ombros, como se nao soubessem, entao eu peco que me deem uma copia da Convencao do Condominio, para eu ver as regras e poder me basear nelas sem falar besteira.

Ao mesmo tempo, eu pensava "nossa, nem vai ser dificil entender, eu mexo com tanto contrato no dia a dia, que entender uma convencao de condominio vai ser fichinha, o que antigamente seria muito dificil pra mim". Ao mesmo tempo, meu pai tenta argumentar comigo sobre ser sindico sem morar no predio, dizendo que isso era possivel.
Eu aponto um outro predio que da para ver atravez da janela e digo "porque vc nao eh o sindico daquele predio ali?", e ele responde "pq eu nao moro la", e eu digo "entao...." E ele fica quieto.

Minha mae abre uma caixa cheia de papeis velhos, e comeca a procurar a convencao do condominio. Ela me da um mini livro, eu comeco a folhear e digo "nossa, quanta propaganda", mas quando percebo, na verdade, era um folheto de saude, falava sobre doencas e tinha propaganda de remedios. Tive uma estranha familiaridade com aqueles folhetos, como se eu tivesse lido aquilo na infancia.
Entao eu devolvo e digo que nao eh aquilo. Ela me da uns papeis escrito a mao, amarelados e embolorados. Eu abro e vejo que sao anotacoes dela. Eu devolvo e digo "mae, vc guarda tanta besteira nessas caixas, e quando a gente precisa de algo util, nunca encontra. pq vc nao joga tudo isso fora?", ela da de ombros mas fica quieta.

Entao eu digo que vou no vizinho - que costumava ser o apartamento da sindica - pegar uma copia da convencao do condominio, para eu poder embasar minhas requisicoes e tal. Eles se mostram um pouco contrariados mas nao me impedem.
Eu percebo nesse momento que sou adulta, e nao moro mais com meus pais, e tinha voltado temporariamente ali. Motivo pelo qual eu os trato sem muito respeito, e eles ficam quietos ao inves de me repreenderem. Principalmente a minha mae.

Vou a casa do vizinho, enquanto ele vai pegar la dentro uma copia da convencao, eu fico na sala. Tem outras pessoas la, e um senhor muito parecido com meu tio Osmar - se eh que nao eh ele - diz assim "eu li seu livro". Eu fico admirada que alguem tenha lido o livro, e pergunto "e ai, gostou?", ele diz "gostei, mas achei meio perturbador, principalmente o final". Eu digo que eh um livro mais para jovens, e que nao esperava que alguem tivesse lido meu livro no mundo todo, ja que nunca tinha vendido uma copia, ele diz que leu por aih.

Quando volto pra casa com a copia da Convencao do Condominio, percebo que a estante de casa tem diversas copias do meu livro, e fico imaginando que meus pais o distribuem para as pessoas. Fim.

_________________________

Observacoes sobre meus sonhos:

Eu sempre sonho com meus pais juntos, e minha mae viva. Mas normalmente eu sou crianca ou adolescente no sonho, da epoca que ela ainda estava entre nos. Acho que foi o primeiro sonho que tive que ja era adulta e ela estava la.
E o mais gozado nisso tudo eh observar minha maturidade, ja que nesse sonho eu consigo desafia-la e ela se convence do que eu digo ao inves de discutir comigo.

Nao sei exatamente o que isso quer dizer, mas considerando que minha mae sempre foi o simbolo para meu super ego, acho que ao poucos ela esta perdendo essa posicao de "entidade controladora", ou porque eu cresci, ou porque a influencia dela se dissipou apos sua morte e eu agora a estou substituindo por outra coisa (o que eh bem provavel).

Mas mesmo que eu esteja dando a meu super ego outro simbolo, isso tambem eh algo positivo, ja que a mae eh algo mais forte e superior para a crianca, e qualquer outra coisa que eu colocar no lugar, sera imensamente mais fraco e mais "em pe de igualdade". E isso se nota quando eu consigo desafia-la e aos outros. Um sonho estranho, e ao mesmo tempo, um sonho bom.

ps: nao, eu nunca escrevi um livro.

1 comentários:

Edna disse...

Aaaaahhh, Má, não me decepciona. Eu li seu post e pensei: Pô, ela escreve um livro e nem fala nada????
Quanto à sua mãe, sinceramente, acho que você deve ter amadurecido o suficiente para seguir o caminho natural das relações mais saudáveis entre mãe e filha, de se tornarem amigas, e o mais interessante no seu caso: mesmo você não a tendo mais.
Muito legais seus textos. Beijo, Edna da Câmara

Postar um comentário

Comente, mostre que você também sonha comigo.